Acne: o que é, causas e tipos

Acne: o que é, causas e tipos

Muito frequente ao longo da vida, com certeza você já sofreu com as espinhas e cravos. Mais aparente em uns do que em outros, a verdade é que lidar com a acne pode ser bem difícil. Por isso, trouxemos um artigo criado por nossos especialistas para te dizer o que é realmente é a acne, quais os tipos e quais os hábitos que influenciam na piora ou na melhora. Vem ver!

Espinhas e acne: de onde elas vêm e o que são? 

De forma bem direta e simples, a acne  é algo bem comum que acontece principalmente por causa da inflamação das glândulas sebáceas e dos folículos pilosos

As espinhas podem ter origem genético-hormonal, começando a aparecer na puberdade - quando os hormônios femininos e masculinos iniciam seu papel. Esse estágio pode durar bastante tempo e ocasionar a maior parte das espinhas no rosto. Já a acne, também aparece em outras regiões como costas, pescoço, peitos e ombros, ou seja, nos locais onde há mais glândulas sebáceas

O que são glândulas sebáceas? 

As glândulas sebáceas, como o próprio nome já sugere, são responsáveis pela produção de sebo e são associadas aos folículos pilosos. Essas secreções produzidas pela glândula também tem seus benefícios, lubrificando a pele, evitando o ressecamento dos pelos e impedindo a perda de água em excesso.  

Elas estão espalhadas simplesmente por todo o nosso corpo, em uma camada interna da pele chamada derme. Quando um processo inflamatório se forma na região das glândulas sebáceas, aparecem as espinhas em nossa pele. A fase mais comum para a manifestação da acne é a adolescência (60% das mulheres e 70% dos homens na puberdade), sendo ainda mais precoce na adolescência feminina (12 a 14 anos de idade) do que na masculina (14 a 16 anos de idade).

Como acontece a  inflamação das glândulas sebáceas?

Há pelo menos 3 fatores cruciais que levam à  inflamação das glândulas e, consequentemente, ao aparecimento da acne. Confira agora: 

Aumento da oleosidade

O aumento da oleosidade significa o aumento da produção de sebo das glândulas, que é um óleo gorduroso. Durante a adolescência, por exemplo, o aumento drástico dos hormônios eleva a produção de gordura das glândulas sebáceas da pele, aumentando as espinhas. 

Obstrução ou entupimento dos poros

O sebo produzido é eliminado através de um ducto – como se fosse um tubinho que carrega o sebo até a saída, ou seja, o poro – pela superfície da pele. Quando a quantidade de sebo produzida é muito grande, ele começa a ficar retido nestes ductos, gerando um processo de obstrução dos poros. Como consequência, forma como se fosse um “tampão” e os famosos cravos, também conhecidos pelo termo comedões. De forma científica, diríamos que esta é a segunda causa das  acnes: o espessamento (ceratose) e estreitamento da região pilossebácea.

Bactérias e fungos

Com a retenção do sebo, pode ocorrer a multiplicação de microrganismos de dentro para fora da pele, ou seja, no interior do folículo. A principal bactéria envolvida nesse processo é chamada de Cutibacterium Acnes – agora você também começa a entender o nome Acne. Consequentemente, há inflamação local e acúmulo de pus na região, aparecendo aí as tão malqueridas “espinhas”.

Graus da acne: saiba como eles se manifestam

No rosto, nas costas, nas axilas e até no couro cabeludo. Esbranquiçadas, avermelhadas, nódulos enormes ou uma “rede de espinhas” - há muitos tipos e variações das espinhas. Por isso, a acne é classificada em graus e tipos diferentes. 

Os tipos de acne são: 

  • Comedões (cravos): os famosos pontinhos escuros ou brancos no rosto, causados pelo entupimento da saída dos folículos pilosos com sebo.
  • Pápulas: pequenas lesões sólidas elevadas, com menos de 1 centímetro, arredondadas e com bordas bem definidas, endurecidas e avermelhadas.
  • Pústulas: como o início da palavra já sugere, são as pápulas que contém pus.
  • Nódulos e cistos: maiores do que as pápulas e pústulas, estas são as famosas espinhas internas. Podem causar dores e até cicatrizes.

Agora vamos falar dos graus da acne, ou seja, vamos classificar a gravidade das espinhas:

  •  Acne Grau I: presença apenas de comedões (cravos), sem sinais inflamatórios (espinhas).
Imagem de uma parte do rosto de uma pessoa com muitos cravos pretos e brancos.
Figura 1. Representação da acne de grau 1. Retirada da American Academy of Dermatology. 
  • Acne Grau II: comedões, pápulas vermelhas e espinhas com pus.
Imagem de uma parte do rosto de uma pessoa com espinha e acne de grau 2, ou seja, espinha avermelhadas.
Figura 2. Representação da acne grau II. 
  • Acne grau III: aparecimento dos cistos, inflamação e dor.

Imagem do rosto de um homem com espinhaa de grau 3, vermelhas e inchadas.

Figura 3: Representação da acne frau III. 

  • Acne Grau IV: comedões, nódulos e cistos com pus, inflamação e lesões intercomunicantes.
Imagem de um homem com a pele do rosto com acne de grau III, com muitas espinhas vermelhas, cravos e espinhas com pus.
Figura 4. Representação acne grau IV. Reprodução de American Academy of Dermatology.

Como vimos, as espinhas surgem principalmente por causa de inflamação das glândulas sebáceas e dos fatores hormonais. Mas você sabia que os seus hábitos também influenciam no aparecimento de espinhas e cravos? 

Clique aqui e descubra agora quais hábitos podem estar piorando as suas espinhas

Dra. Caroline Aguiar 

Médica Dermatologista

CRM 175434/RQE 84833